Processo de avaliação da qualidade dos ambientes de Educação Infantil em Fortaleza
Nos últimos anos o Brasil passou por avanços no que diz respeito à expansão do acesso à Educação Infantil, o que se reflete no aumento do número de vagas disponíveis em creches e pré-escolas. Iniciativas como a aprovação do Plano Nacional da Educação (2014) e Marco Legal da Primeira Infância (2016), assim como as contínuas reduções da idade mínima obrigatória de ingresso na educação básica (6 anos em 2007 e 4 anos em 2016) são exemplos de ações no âmbito federal voltadas para a Primeira Infância. Este período da vida, que compreende a faixa etária dos 0 aos 6 anos, é crucial para o desenvolvimento integral das crianças. Para este desenvolvimento integral, espera-se uma complementaridade da educação e dos cuidados voltados à criança advindos da família, da sociedade e do ambiente de Educação Infantil por ela frequentado. Contudo, alguns estudos demonstram que o acesso à Educação Infantil só é benéfico quando o atendimento oferecido nas Unidades Educacionais é de qualidade. Portanto, é fundamental a avaliação da qualidade desse atendimento.
Em 2020, em atendimento à Cláusula Quinta do Termo de Fomento Nº01/2020, Processo Nº069221/2020, celebrado em 18/02/2020 entre a Prefeitura de Fortaleza com interveniência da Secretaria Municipal da Educação e a OSC Avançar – Associação de Estudos em Políticas Sociais foi dado início ao projeto “avaliação diagnóstica sobre a qualidade dos ambientes de aprendizagem da Educação Infantil no município de Fortaleza.
A oportunidade de realizar uma avaliação diagnóstica em Fortaleza é especialmente importante por se tratar de um município que acaba de reformular seu currículo para a Educação Infantil, e que, portanto, está rediscutindo as bases de seu sistema de educação. Uma avaliação desta natureza pode oferecer informações significantes para ajudar na implementação do currículo e replanejar outros componentes centrais da estratégia de gestão, tais como as formações de professores, material pedagógico utilizado e configurações do espaço e tempo das atividades nas Unidades Educacionais, em geral sintetizados nos planejamentos de atividades e projetos político-pedagógicos. O objetivo principal do projeto é aplicar uma série de itens que compõem o instrumento MELE, especificamente construídos para a faixa etária de 2 a 5 anos, e que buscam caracterizar de modo abrangente o processo educacional. Ainda, posteriormente utilizar os indicadores provenientes destes instrumentos para ter um retrato da situação atual da Educação Infantil do município.
O instrumento MELE (do inglês Measuring Early Learning Environments) é parte de uma iniciativa internacional de diversas organizações, liderada pela UNESCO e com participação da UNICEF, Banco Mundial e a Brookings Institution, que propõe um sistema abrangente de medidas de qualidade para a Educação Infantil, denominada MELQO (Measuring Early Learning Quality Outcomes, em tradução livre “Medindo Qualidade e Resultados na Educação Infantil”). No Brasil, o MELE foi adaptado e validado ao contexto nacional, considerando-se documentos oficiais nacionais, como por exemplo a Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil (BNCC-EI). A versão brasileira do instrumento validado foi aplicada em diversos municípios. Em Boa Vista (RR), o instrumento foi aplicado em todas as 63 escolas municipais – urbanas, indígenas e rurais –, o que resultou em 2020 no Sistema de Monitoramento da Educação Infantil de Boa Vista. O instrumento também foi aplicado em Sobral, no interior do Ceará, e em São Paulo (capital). A parceria com o município de São Paulo também possibilitou o desenvolvimento dos instrumentos para mensurar a qualidade da Educação Infantil dos ambientes que atendem crianças da faixa etária de 2 e 3 anos, visto que o instrumento original era dedicado somente à ambientes de aprendizagens para crianças de 4 a 6 anos.
desenvolvimento do projeto
A primeira etapa do treinamento para o uso do instrumento MELE ocorreu entre os dias 11 e 14 de fevereiro de 2020, contando com a participação de um grupo de 24 técnicos da Secretaria Municipal de Educação (SME), representativo de todos os distritos municipais de Fortaleza. Para isso, todos os participantes receberam os instrumentos impressos (observações diretas, entrevistas com o professor e diretor), além de outros materiais necessários para os quatro dias de treinamento (canetas, cadernos, crachás, etc.).
Em seguida, ocorreram as provas para certificação do conhecimento apreendido, aplicadas aos participantes da primeira etapa, garantindo que o objetivo do treinamento fosse atingido. A primeira prova, realizada em plataforma digital, ocorreu no dia 19 de fevereiro e a segunda prova ficou disponível na plataforma nos dias 27 e 28 de fevereiro. Com os resultados das provas, a equipe do LEPES, em conjunto com a equipe da Avançar em Ribeirão Preto (RP), formulou um reforço, que foi realizado pela equipe em Fortaleza no dia 03 de março. Nesse processo foram resolvidas as dúvidas e discutidas as questões mais críticas para assim ser aplicada uma terceira prova de avaliação no dia 5 de março.
No mês de março ainda, foram coletados dados parciais de 118 turmas, visitadas entre os dias 11 e 16. No contexto da pandemia de Covid-19, e com o isolamento social acarretado por ela, a pesquisa de campo teve que ser interrompida em 16 de março, inviabilizando a continuação da visita às Unidades Educacionais até o presente momento. Entretanto, as estratégias de trabalho foram reformuladas a fim de seguir as atividades previstas no Plano de Trabalho de forma remota, visando atingir os mesmos objetivos.
Para esse fim, na terceira semana de março ficou definido que os trabalhos seriam divididos em duas fases: (i) a construção de uma taxonomia que agrupasse todos os itens do instrumento MELE (realizada entre os meses de abril e maio, com adequações e melhorias em junho), de modo a possibilitar uma (ii) fase de consulta, com o corpo técnico da SME em reuniões virtuais, do que viriam a ser planos de ações para uma Educação Infantil de qualidade.
Ainda, uma série de análises preliminares dos dados coletados foi desenvolvida ao longo do ano até a primeira quinzena de agosto. Após conversas com a SME serão realizadas análises com maior especificidade e um delineamento de como se dará a pesquisa conforme sejam retomadas as atividades presenciais nas Unidades Educacionais.
Paralelamente, devido à relevância para o projeto, foi avaliado o alinhamento entre o MELE e a Proposta Curricular para a Educação Infantil da rede municipal de ensino de Fortaleza. De modo geral, os pesquisadores do LEPES concluíram que o MELE alinhou-se à maioria das ações didáticas presentes no currículo, sendo que muitas dessas eram os próprios conceitos-chave do MELE. Portanto, esta é uma ferramenta que serve como proposta de avaliação para a rede.
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