melqo

Durante a primeira infância, as crianças passam por um período sensível da formação dos indivíduos, que é essencial para o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas, de linguagem, socioemocionais e físicas. Diversos estudos indicam a importância da educação infantil na compensação de desigualdades iniciais entre os indivíduos. Nesse sentido, intervenções nesta faixa etária podem ser mais eficientes do que em idades mais avançadas para corrigir possíveis atrasos na aprendizagem e reduzir desigualdades. Para identificar esta necessidade de intervenção, surge a demanda de de investigar a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças em idade pré-escolar evolui ao longo do tempo, e para a garantia de seus direitos, medir a qualidade do ambiente de aprendizagem em que as crianças estão inseridas torna-se central.

Informações da saúde e nutrição são relevantes porém não suficientes. É com base neste contexto que organizações internacionais, lideradas pela UNESCO, criaram o instrumento MELQO (Measuring Early Learning Quality Outcomes), buscando mensurar estas duas dimensões através dos módulos Measure of Early Learning Environments (MELE) e Measure of Development and Early Learning (MODEL), criados a partir de consensos internacionais de parâmetros de qualidade, adaptados ao contexto dos países e sistemas de ensino.

Outros instrumentos já existentes que se propõem a mensurar a qualidade da educação infantil geralmente são de uso pago ou não possuem margem para adaptação ao contexto nacional. Nesse sentido, o MELQO se mostra vantajoso, pois é um instrumento que visa ser preciso, útil ao contexto específico e de baixo custo de aplicação. Além disso, integra em uma única ferramenta aspectos de insumos, dos processos adotados e os resultados apresentados pelas crianças que frequentam a pré-escola. Dessa forma, permite associar as práticas utilizadas pelos educadores em sala de aula com os resultados socioemocionais e pré-acadêmicos obtidos pelas crianças, bem como verificar se a presença de materiais em sala de aula possui alguma influência no aprendizado das crianças.

Em conjunto, os módulos que compõem o MELQO produzem informações relevantes para mensurar a qualidade da educação infantil, por meio da observação dos ambientes e das experiências vivenciadas pelas crianças. O instrumento, portanto, é significativo para formulação de políticas públicas educacionais, uma vez que o Plano Nacional de Educação tem como meta que todas as crianças de 4 e 5 anos estejam matriculadas em pré-escolas e isso somente será, de fato, benéfico para a sociedade e para as crianças que lá estão e estarão matriculadas, ao passo que a universalização do acesso às pré-escolas brasileiras se dê com a oferta de ambientes de aprendizagem de qualidade. Dessa forma, é possível afirmar que para a formação de cidadãos saudáveis e participativos, se faz urgente uma medida factível e útil de qualidade da educação infantil. Ainda, está previsto para este ano uma adaptação da ferramenta para crianças de 2 e 3 anos e, em 2020, uma adaptação para crianças de 0 a 2 anos de idade.

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